Imóvel é o melhor investimento



Pesquisa garante que 39% dos brasileiros pretendem apostar no setor, ainda este ano

Já foi o tempo em que o mercado imobiliário brasileiro era tímido e que os investidores não davam atenção a ele. Com o aquecimento do setor, por todo o País, essa situação mudou ao ponto de ele ser considerado pela população o ativo com melhor desempenho. Essa transformação pode ser observada empiricamente nos grandes centros urbanos. Mas, recentemente, uma pesquisa desenvolvida pela Franklin Templeton comprovou isso em números.

O advogado Wallacy Ferreira do Nascimento, nunca imaginou que um dia poderia vir a investir em imóveis. Hoje, aos 25 anos, ele é proprietário de um apartamento, que foi comprado para ser alugado. A ideia surgiu quando ele viu quão rentável foi locar parte do terreno da sua casa para uma empresa de telefonia instalar uma antena. "Pelo aluguel de um espaço de 7x7 nós lucramos muito. Com o que ganhamos com o aluguel, demos entrada neste apartamento", lembrou.

Agora, com o empreendimento entregue, ele pretende contratar uma imobiliária para administrá-lo. Wallacy focou seu investimento em um público específico, que pretende residir próximo à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e não temeu que seus planos dessem errado. "Estou investindo num mercado seguro e atraente. O custo-benefício é muito bom e a necessidade de ter uma moradia é constante. Mas, independente de qualquer dificuldade, eu teria um imóvel para mim", disse.

De acordo com o representante da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Marcello Gomes, a sensação do investidor passa, justamente, por essa realização do sonho da casa própria. "O brasileiro tem preferência pelo imóvel porque é um investimento financeiro que garante um patrimônio que pode ser utilizado como moeda de troca e, acima de tudo, é uma necessidade", declarou.

Assim como Wallacy, a pesquisa aponta que 39% dos brasileiros pretendem investir no mercado, ainda este ano. O estudo também concluiu que 26% dos entrevistados acreditam que o setor continuará aquecido e liderando performances nos próximos anos. Assim também, acredita Wallacy, que pretende continuar adquirindo imóveis. "Estou gostando e aprendendo muito sobre o mercado e como aproveitar essa tendência", pontuou o advogado.

Os investimentos imobiliários são tão expressivos que imobiliárias e construtoras já têm cadastros dessa clientela. Na Neiva Negócios Imobiliários, esse público representa 30%. "Sem dúvida é o melhor negócio, hoje, pois o seu dinheiro não fica parado. Normalmente a tabela de valores se reajusta até 15% em meses", disse o proprietário da empresa, Renilton Neiva, que percebe o aumento de investimentos há três anos e garante que estamos no auge de um movimento que não irá declinar tão cedo.

"Diferente de outros ativos, o mercado imobiliário se mostra mais seguro, pois não varia como a bolsa de valores, o ouro e o dólar, por exemplo. Além disso, o pequeno investidor tem outras alternativas além da compra do imóvel. Ele pode comprar papéis que representam esses ativos", afirmou Marcello Gomes. Segundo a pesquisa, depois do mercado imobiliário, aqueles que a população acredita ter a melhor performance, neste ano, são os de ações e o de commodities não metálicas.

Gomes, no entanto, alerta que o investimento imobiliário deve estar vinculado à preservação do bem, para que ele possa valorizar, ainda mais, no futuro. "A primeira avaliação que temos é que o imóvel é um ativo real. Logo, temos a certeza de que estamos investindo em algo garantido, palpável e que nos últimos anos se mostra sempre crescente e acima da inflação, dando resultados reais. Daí a necessidade de manter a qualidade deste bem", concluiu.

Fonte: Folha de Pernambuco / PE, Marcela Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário