Abecip promove seminário sobre ampliação do funding



A Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) promoveu o seminário “Ampliando o funding para o mercado imobiliário”, em São Paulo. O evento foi aberto por Luiz França, presidente da Abecip; João Crestana, presidente do Secovi-SP; e Dyogo Oliveira, secretário executivo-adjunto do Ministério da Fazenda.

O encontro promoveu algumas reflexões sobre as novas ferramentas de funding para acompanhar o crescimento do mercado imobiliário.

“O crédito imobiliário é o caminho da redenção para o déficit habitacional”, disse França. “Raramente se teve como agora pessoas interessadas no setor. A caderneta de poupança tem sido um funding importante. É preciso estudar a desintermediação e procurar trazer cada vez mais os CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) para o pequeno investidor”, complementou João Crestana.

O economista chefe do Banco Bradesco, Octavio de Barros, também esteve presente e ressaltou a importância da relação entre o Brasil e China. De acordo com o economista, a China poderá investir de R$10 a 15 bilhões por ano em diversos setores brasileiros. Nos últimos doze meses, o país também alcançou o recorde de investimentos estrangeiros, cerca de US$100 bilhões. “A preocupação dos investidores é com a inflação, mas o apetite pela poupança continua crescendo.

A economia brasileira está em processo de desaceleração, mas 84% dos setores estão em processo de investimentos”.

A regulação dos covered bonds também foi um dos temas discutidos como uma nova ferramenta para o crédito imobiliário.

Para Alvaro Carbajosa, chefe de financiamento do Grupo Santander, o Brasil precisará realizar um alongamento nos prazos e uma diversificação da base dos investidores. “O desafio é ter um marco legal e supervisionado, que ofereça cobertura do investidor, conclui Carbajosa.
Fonte: Vida Imobiliária

Nenhum comentário:

Postar um comentário