MERCADO CARIOCA NÃO VIVE "BOLHA" IMOBILIÁRIA


Mesmo com a alta dos preços, especialistas não acreditam em uma bolha imobiliária no Rio de Janeiro, como a vivida no último ano nos Estados Unidos. No Brasil, conforme análise de diversos especialistas, não há bolha e se vê pouco perigo dela. Mas a situação exige cautela. Dados de Cushman & Wakefield indicam que, quanto a valores de imóveis comerciais, o Rio só perde para Hong Kong, Londres e Tóquio. Números da consultoria gaúcha Fipe Zap apontam que, nos últimos 12 meses, os imóveis subiram 79% em São Paulo e 95% no Rio. -

Eduardo Pocetti, da consultoria BDO, alerta: "A situação do Brasil é bastante diversa da norte-americana, já que, apesar da grande oferta de crédito, nossas instituições financeiras são muito exigentes com as garantias requeridas dos tomadores. Além disso, não temos a cultura das hipotecas múltiplas, e o crescimento do país parece ser capaz de dar sustentação à alta de preços".

"Cautela e caldo de galinha jamais fizeram mal", vê Luiz Antonio França, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Ele confirma que não há bolha, pois a valorização é reflexo do aumento da massa salarial. "Não há pessoas comprando imóveis esperando uma valorização dos preços para revendê-los."


Fonte: DCI Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário